Ranking
Qual é o teu time favorito?
Real Madrid
Barcelona
Manchester United
Sport Lisboa e Benfica
Sporting
Petro de Luanda
1º de Agosto
Chelsea
Ver Resultados








Total de visitas: 36536

Victor Kajibanga

Victor Kajibanga

Victor Kajibanga (Alto Chicapa, CacoloLunda-Sul1964) é um sociólogo angolano.

    Vida Académica

Diplomado e doutorado em Sociologia pela Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo «M. V. Lomonosov»[1] (Rússia). Diplomado e mestrado em Ensino da Sociologia pela Academia Lénin (Moscovo, Rússia) e doutorado em Sociologia Política pela mesma instituição.

É Professor Titular (catedrático) no Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola), investigador no Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e no Centro de Estudos Africanos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) e investigador na Cátedra de História da Sociologia e Teorias Sociológicas Contemporâneas da Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo «Lomonosov».

Foi Vice-Reitor para os Assuntos Académicos da Universidade Agostinho Neto, de Maio de 1997 a Outubro de 1999; Decano do Instituto Superior de Ciências da Educação da mesma universidade, de Fevereiro de 2002 a Abril de 2006; e Vice-Decano para os assuntos científicos do mesmo instituto, no período 1996-1997.

Foi Director da Kulonga - Revista das Ciências da Educação e Estudos Multidisciplinares do Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Agostinho Neto, no período 2002-2006. Foi, ainda, docente na Universidade Jean Piaget de Angola e na Universidade Lusíada de Angola, no período 2000-2002.

    Livros e principais artigos

É autor do livro:

  • Alma Sociológica na Ensaística de Mário Pinto de Andrade. Uma Introdução ao Estudo da Vida e Obra do Primeiro Sociólogo Angolano, 2000, Luanda: Instituto Nacional de Indústrias Culturais, 253 p.

Tem publicadas as seguintes brochuras:

  • Pensamento Sociológico de Mário Pinto de Andrade, 2000, Moscovo: Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo «M. V. Lomonosov», 178 p. [em língua russa]
  • Sobre a Sociologia de Mário Pinto de Andrade, 2000, Moscovo: Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo «M. V.Lomonosov», 26 p.
  • Lugar e Papel das Forças Armadas no Sistema Político Angolano, 1991, Moscovo: Academia Lénine

Dentre os artigos que tem publicados, destacam-se os seguintes:

  • “Tradição, educação e dimensão cultural de desenvolvimento. Notas avulsas para uma perspectiva sociológica do caso angolano”,Kulonga – Revista das Ciências da Educação e Estudos Multidisciplinares, n.º 2, 2003, pp. 13-28
  • “Higher education in Angola”, in: African Higher Education, Center for International Higher Education, Boston 2002 (em parceria com Paulo de Carvalho & Franz Heimer)
  • “Democracia e dimensão cultural de desenvolvimento. Uma reflexão sociológica sobre o caso africano”, Kulonga – Revista das Ciências da Educação e Estudos Multidisciplinares, n.º1 (2002)
  • “Mário Pinto de Andrade. Subsídios para o estudo biográfico do seu retrato social e intelectual”, in: Inocência Matta & Laura Padilha,Mário Pinto de Andrade. Um intelectual na política, Lisboa 2002, Edições Colibri, pp. 197-222
  • “Ensino Superior e Dimensão Cultural de Desenvolvimento”, Africana Studia, Revista Internacional de Estudos Africanos, n.º 3 (2000), pp. 137-151
  • “A Sociologia da Cultura Africana na Obra de Mário Pinto de Andrade”, Africana Studia. Revista Internacional de Estudos Africanos, n.º 1 (1999), pp. 123-141
  • “A Questão da Ruptura e da Continuidade (Proto)nacionalista na Obra de Mário Pinto de Andrade. Uma Contribuição à Leitura Sociológica do Programa de Pesquisa do 2.º volume da Obra «Origens do Nacionalismo Africano»”, África, n.º 20/21 (I), 1997/1998, pp. 285-303

    Investigação científica

As suas áreas de investigação são:

Principais trabalhos de investigação científica realizados:

  • Outubro de 2007 a Janeiro de 2008 – Projecto sobre o «curso médio de educadores sociais», encomendado pela ALPEGA.
  • Desde Abril de 2007 – integração da equipa de consultores que trabalha no estudo respeitante à actividade e papel das autoridades tradicionais em Angola, para o Ministério da Administração do Território [concepção de metodologias de trabalho e coordenação da equipe de consultores científicos e do trabalho de campo].
  • Abril a Setembro de 2007 – integração da equipa de investigadores que elaborou a “Estratégia de Desenvolvimento do Sector da Educação na Lunda-Sul” [concepção e coordenação].
  • Abril a Maio de 2006 – pesquisa qualitativa acerca do “Poder político e sistema de governo em Angola”, para a Fundação Friedrich Ebert, com entrevistas a dirigentes partidários angolanos [entrevistas ].
  • Julho de 2005 – pesquisa acerca de padrões de saúde sexual, para o BBC World Trust, com grupos de discussão nas cidades de Benguela, Luanda e Mbanza Kongo [animador dos grupos de discussão].
  • Outubro de 2004 - Pesquisa de audiência de rádio e televisão para a estação «Voz da América», em amostras representativas dos habitantes adultos das cidades de Luanda, Benguela, Huambo e Uíge [Coordenação e direcção do trabalho de campo, incluindo animação dos grupos de discussão].
  • 2004 – Integração da equipa de investigadores que elaborou o estudo sobre a “harmonização da ortografia da toponímia de Luanda” [concepção e coordenação].
  • 2004 – Integração da equipa de investigadores que elaborou o estudo sobre o “ensino da história” [concepção e coordenação].
  • 2004 – Integração da equipa de investigadores que elaborou o “Projecto do Curso Superior de Serviço Social” [concepção e animação do debate do Conselho Científico sobre o assunto].
  • Fevereiro de 2003 – Pesquisa de audiência de rádio e televisão para a estação «Voz da América», em amostras representativas dos habitantes adultos das cidades de Luanda, Benguela e Lubango [coordenação e direcção do trabalho de campo].
  • Julho/Agosto de 2000 – Pesquisa de audiência de rádio e televisão para a estação «Voz da América», em amostras representativas dos habitantes adultos das cidades de Luanda, Benguela e Lubango [coordenação e direcção do trabalho de campo].
  • Agosto a Outubro de 2000 – Pesquisa de avaliação do curso especial de educadores sociais para a Cooperação Francesa, MEC e MINARS [concepção, coordenação e direcção do trabalho de campo].
  • Pesquisa sobre a percepção das autoridades tradicionais da província da Lunda-Sul, sobre os órgãos e símbolos de soberania nacional [concepção, coordenação e direcção do trabalho de campo].

    Associações

É membro da Associação Internacional de Sociologia[2], com sede em Madrid (Espanha).

É Presidente da Sociedade Angolana de Sociologia, com sede em Luanda (Angola).

É membro da União dos Escritores Angolanos[3], com sede em Luanda (Angola).

É Membro Correspondente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa[4], com sede em Lisboa (Portugal).

É investigador nos seguintes centros de investigação:

  • Centro de Estudos Africanos do ISCTE (desde 2003)
  • Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (desde 1997)
  • Cátedra de História da Sociologia e Teorias Sociológicas Contemporâneas da Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo (desde 1997)
  • Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Conselheiro científico (1997-1999)

     Principais conferências

  • Novembro de 2004. “Envelhecimento e velhice. Um olhar sociológico sobre os problemas sociais dos idosos”, comunicação apresentada ao 1.º Encontro Nacional sobre Protecção e Assistência à Pessoa Idosa (Luanda)
  • Novembro de 2004. “Ciências Sociais e Desenvolvimento”, comunicação apresentada na Faculdade de Letras e Ciências Sociais, por ocasião do 3.º aniversário da FLCS
  • Novembro de 2004. “O Papel da Informação Estatística para o Exercício da Cidadania”, Semana Nacional de Estatística (Sumbe)
  • Abril de 2004. “Educação, Multiculturalismo e Dimensão Cultural de Desenvolvimento”, Comunicação apresentada ao workshop O Ensino que queremos para a sociedade que queremos, Fundação Sagrada Esperança (Luanda)
  • 2000. “Sociedades Étnicas e Espaços Socioculturais. Uma contribuição ao estudo das culturas étnicas e da cultura nacional em Angola”, conferência apresentada no Instituto de África da Academia de Ciências da Rússia e na Faculdade de Filologia da Universidade Estatal de Moscovo «V.M. Lomonosov», por ocasião das comemorações do 25.º Aniversário da Independência de Angola
  • Fevereiro de 1999. “Crise da Racionalidade Luso-tropicalista e do Paradigma da Crioulidade”, comunicação apresentada ao colóquio internacional O Luso-Tropicalismo Revisitado, Sociedade de Geografia de Lisboa
  • Novembro de 1998. “Liberdades Académicas e Instituição Universitária em África”, conferência inaugural proferida no Fórum sobre a Universidade Agostinho Neto e o Ensino Superior em Angola, Luanda
  • 1996. “O Estado Pós-colonial e a Questão da Defesa Nacional”, comunicação apresentada no 1º Simpósio sobre Defesa Nacional, Luanda

Fonte: Wikipédia